Viu o céu de Codó hoje? Entenda fenômeno que deixou céu avermelhado nesta tarde

Céu de Codó

No final da tarde desta sexta (24) muitos codoenses se surpreenderam por um céu mais vermelho que o comum.

Essa bela e incomum paisagem, que chamou a atenção e rendeu belos cliques do entardecer pode ser explicada pela ciência.

O fenômenos é conhecido como “dispersão de Rayleigh”, que diz respeito às propriedades ópticas da luz do Sol na atmosfera da Terra.

A luz do sol é uma mistura de todas as cores visíveis: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. Cada cor corresponde a um comprimento de onda eletromagnética.

Foto: Nerian Feitosa

Quando a luz do sol atravessa a atmosfera, é espalhada pelas partículas do ar. Esse espalhamento depende do comprimento de onda da luz e do tamanho das moléculas de ar. A relação entre esse dois fatores é o que os físicos chamam de ressonância.

Nessa ressonância, a eficiência com que o azul é espalhado é cerca de 10 vezes maior, dando ao céu a coloração que tanto conhecemos. No entanto, quando o sol está nascendo ou se pondo, os raios de luz atravessam um percurso mais longo, possibilitando outras tonalidades como amarelo, laranja e vermelho. Já a componente azul é espalhada para as regiões da Terra onde é dia.

Muitos codoenses compartilharam registros nas redes sociais

Esse efeito pode ser ainda mais acentuado quando a atmosfera tem outras partículas sólidas em suspensão. Se o ar tiver uma quantidade maior de poeira, por exemplo, tende a avermelhar mais ao pôr do sol e ao amanhecer, pois as partículas interferem no espalhamento da luz.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

Canal WhatsApp

Entre em nosso canal no WhatsApp

Uma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O AUTOR:

Comunicador e Jornalista formado pelo Centro Universitário do Maranhão.

DRT – 2083/MA

E-mail: sampaiowellyngton@gmail.com
Contato/ Whatsapp: (99) 98540-7358


Estamos no Instagram

Estamos no Facebook

Divulgue sua marca aqui

Publicidade

 

 

Publicidade