Senadora Eliziane Gama será relatora da CPMI de 8/1

A relatoria da  CPI dos Atos Antidemocráticos que vai investigar as ações gospistas de 8 de janeiro deve ficar com a senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Já a presidência da CPI deve ser direcionada ao deputado Arthur Maia (União-BA). A instalação do colegiado ocorre nesta quinta-feira (25).

Durante a quarta-feira (24), diversos nomes foram indicados para integrar a comissão. No entanto, após uma conversa de senadores com Lula, o nome de Renan Calheiros (AL) e Eduardo Braga (AM), que eram cogitados para assumir papéis de destaque na CPI, ficaram de fora.

No lugar dos caciques do MDB, a sigla resolveu indicar os senadores Veneziano Vital do Rêgo (PB) e Marcelo Castro (PI) para as vagas.

Segundo Eduardo Braga afirmou na terça-feira (23), a sigla ainda aguardava a definição de uma “estratégia” para atuação na CPI de 8 de janeiro para concluir as indicações.

“Nós esperamos poder definir com o governo a estratégia. Nós precisamos ter certeza do que está sendo proposto. E pra isso é preciso botar votos”, declarou o emedebista.

De acordo com informações repassadas nos bastidores, Braga e Calheiros não foram indicados por conta do governo Lula não ter uma maioria consolidada no colegiado.

Até agora, pelo menos 15 dos 32 parlamentares que irão fazer parte da comissão são de partidos de base do governo. Outras 8 vagas foram preenchidas por partidos considerados “independentes”, o que inclui o União Brasil. Nove são da opsição.

A CPI 
A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos atos golpistas de 8 de janeiro será instalada nesta quinta-feira (25). Às 9h, ocorrerá uma eleição para eleger o presidente e o vice do colegiado.

A comissão é composta por 16 integrantes da Câmara e 16 integrantes do Senado, com número igual também de suplentes. Ela foi instalada oficialmente no dia 26 de abril quando o pedido de abertura foi lido pelo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco.

O mais cotado para presidir a comissão é o deputado Arthur Maia (União Brasil-BA). O MDB do Senado realizou as últimas indicações na noite de quarta-feira (24).

Fonte: Central de Notícias MA

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

Canal WhatsApp

Entre em nosso canal no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O AUTOR:

Comunicador e Jornalista formado pelo Centro Universitário do Maranhão.

DRT – 2083/MA

E-mail: sampaiowellyngton@gmail.com
Contato/ Whatsapp: (99) 98540-7358


Estamos no Instagram

Estamos no Facebook

Divulgue sua marca aqui

Publicidade

 

 

Publicidade