Mapa do Maranhão sofrerá alterações e municípios passarão por limites territoriais, confirma IBGE

Para garantir a atualização da cartografia, o mapa do Maranhão sofrerá alterações que visam alinhar os limites municipais e do estado. Isso porque, na maioria dos casos, até a geografia que é descrita no mapa já não existe mais no local.

A modificação será feita por um grupo de trabalho formado por técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), junto com a Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa.

O gerente da Diretoria de Geociências do IBGE, José Henrique Silva, explica que as mudanças ocorrem para colaborar com gestores, facilitando aplicação de recursos nas comunidades de forma consciente, evitando prejuízos para a municipalidade.

Outro fator que ganha reforço com a atualização do mapa é a contagem da população de um determinado município, por este motivo é necessário manter os limites sempre precisos e atuais. A ausência de atualização cartográfica pode resultar na perda de recursos federais para os municípios. A coleta de dados e análise de território pode demorar até quatro anos.

Apesar do processo ser geral no estado, alguns pontos ganham destaque. Como é o caso do bairro do Cohatrac, que terá definido a qual cidade pertence, São Luís ou São José de Ribamar. O município de São Pedro da Água Branca, no Maranhão, também é prioridade por ter parte de seu território localizado no Pará.

Fonte: O Imparcial

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

Canal WhatsApp

Entre em nosso canal no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O AUTOR:

Comunicador e Jornalista formado pelo Centro Universitário do Maranhão.

DRT – 2083/MA

E-mail: sampaiowellyngton@gmail.com
Contato/ Whatsapp: (99) 98540-7358


Estamos no Instagram

Estamos no Facebook

Divulgue sua marca aqui

Publicidade

 

 

Publicidade