O estado do Maranhão está em segundo lugar no país em adesão à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), um programa do Governo Federal destinado a beneficiar famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada – BPC. Atualmente, mais de 1 milhão de clientes no estado já desfrutam desse benefício, porém, impressionantes 581.321 famílias maranhenses também têm direito ao desconto, mas ainda não se cadastraram.
A Equatorial Maranhão tem realizado esforços contínuos para localizar e inscrever esses clientes elegíveis no programa. “Para ampliar esse número, a Equatorial realiza ações junto aos CRAS dos municípios em busca dessas famílias que preenchem os requisitos para obter desconto na conta de energia. Com essa economia, elas podem direcionar os recursos para outras necessidades diárias”, enfatiza Francila Soares, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão.
Para se cadastrar no programa, aqueles que ainda não possuem o NIS – Número da Identificação Social, devem procurar o CRAS mais próximo para efetuar o registro. Para quem já possui o NIS atualizado, é possível buscar um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar a adesão à Tarifa Social. Caso você não tenha certeza sobre a existência ou validade do seu NIS, é possível obter informações ligando para a Central de Relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social pelo número 0800 707 2003.
Confira o ranking dos municípios com o maior número de famílias elegíveis para o benefício, mas que ainda não se cadastraram:
- Atualização Cadastral
Para aqueles que já desfrutam do desconto, é essencial ficar atento ao status da Tarifa Social na conta de energia, pois 42.920 clientes correm o risco de perder o benefício a qualquer momento devido à falta de atualização do NIS – Número da Identificação Social. Além disso, mais de 82 mil estão com inconsistências cadastrais no cadÚnico e estão sendo convocados pelo Governo Federal a procurar o CRAS mais próximo para regularizar sua situação, sob pena de perder o benefício até outubro deste ano.
As famílias devem acompanhar atentamente suas contas de energia, pois a Equatorial Maranhão utiliza selos para sinalizar se o cliente está com o benefício ativo, prestes a vencer ou já o perdeu. Francila Soares também destaca que “na conta de energia, já está incluído um aviso com a data limite para a atualização do cadastro, e os leituristas estão orientando os clientes pessoalmente quando visitam as residências”.
Conheça os selos que aparecem nas faturas da Equatorial Maranhão:
- Selo “Cliente cadastrado na Tarifa Social”: indica que o cliente está registrado na Tarifa Social de Baixa Renda, com um NIS válido, e está recebendo um desconto mensal de até 65% na tarifa, variando de acordo com o consumo.
- Selo “Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município”: informa um alerta, indicando que nos próximos meses o NIS do cliente ficará desatualizado, e ele poderá perder o benefício da Tarifa Social de Baixa Renda, sendo necessário regularizá-lo junto ao CRAS.
- Selo “Benefício da Tarifa Social cancelado”: indica que o benefício foi cancelado para a unidade consumidora. Os clientes nessa situação também devem procurar o CRAS para regularizar e avaliar o status do cadastro.
Para continuar a receber o desconto na conta de energia, é fundamental que os clientes atualizem seus dados a cada dois anos junto ao CRAS mais próximo, levando CPF ou RG, NIS ou BPC atualizados e válidos, bem como a conta contrato que receberá o desconto.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão