Líderes propõem criação da “Rota dos Encantos” para fomentar turismo na Região dos Cocais

O Maranhão é um estado cheio de belezas naturais, culturais e históricas, que encantam quem o conhece. Entre seus principais destinos turísticos, estão São Luís, Lençóis Maranhenses, Chapada da Mesas e Delta do Parnaíba. Mas, num estado que possui a segunda maior extensão territorial do Nordeste, há muitos outros lugares pouco conhecidos, com atrativos turísticos igualmente encantadores, que podem oferecer uma incrível experiência aos turistas.

Um desses lugares é a Região dos Cocais, que abrange mais de 15 municípios do leste do estado, que possuem grandes atrativos como balneários e trilhas, além do turismo rural, histórico, cultural, gastronômico e religioso. E é pensando em atrair e fomentar o turismo nessa região, que um grupo de lideranças querem criar a “Rota dos Encantos”.

A proposta da Rota faz parte da Agenda de Desenvolvimento Região do Cocais, idealizada por mais de 40 líderes que fazem parte do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional – LIDER COCAIS, iniciativa do Sebrae, executado pela Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias. A proposta foi apresentada a lideranças da região e de todo o estado, em evento que aconteceu em Caxias, em dezembro de 2023.

A intenção do LIDER Cocais é pensar em estratégias que possam contribuir para o desenvolvimento da região. E, neste sentido, destacamos o Turismo como um dos eixos prioritários, entendendo a potencialidade dessa cadeia para transformar a realidade dos territórios. Vamos dar o apoio necessário e trabalhar, juntamente com o setor público, terceiro setor e classe empresarial, para gerar visibilidade para a Rota e, consequentemente, desenvolvimento para a região”, frisou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, Stênio Pinheiro.

O objetivo da Rota do Encantos é tornar a Região dos Cocais um destino turístico reconhecido no Nordeste brasileiro. “Atrações turísticas é o que não faltam em nossa região. Fomos palco da Guerra da Balaiada, temos grandes referências da literatura brasileira como Gonçalves Dias e Coelho Neto, grandes eventos culturais e religiosos, centenas de balneários com águas cristalinas, trilhas, sol, comida boa e gente acolhedora. Enfim, temos belezas e riquezas que também precisam ser conhecidas por turistas que visitam o nosso estado”, acrescentou a líder e turismóloga, Luciana Bezerra.

A “Rota dos Encantos” vai integrar os atrativos turísticos dos municípios de Caxias, Codó, Coroatá, Coelho Neto, Parnarama e Timon. A estruturação da Rota deve ser concluída até dezembro de 2025. Até lá, os municípios desenvolverão ações como criação do mapeamento e inventário turístico de cada localidade participante, calendário de eventos, campanhas de conscientização, treinamento de guias, bem como a criação do Centro de Informações Turísticas.

LIDER COCAIS

O programa Liderança para o Desenvolvimento Regional – LIDER é uma estratégia desenvolvida pelo Sebrae para orientar e fomentar a formação de governança voltada para o desenvolvimento de territórios, com atuação de líderes comprometidos e representantes de instituições públicas e privadas.

O LIDER Cocais tem o propósito de transformar a Região do Cocais no melhor lugar para empreender, com sustentabilidade e qualidade de vida. O programa começou a ser desenvolvido em maio de 2023, com encontros presenciais em Caxias, com a presença de mais de 40 líderes dos municípios contemplados pelo projeto: Caxias, Codó, Coroatá, Coelho Neto, Parnarama e Timon.

Em dezembro de ,o grupo de líderes entregou a Agenda de Desenvolvimento Região do Cocais destacando estratégias voltadas para os eixos de Ambiência de Negócios, Negócios Rurais e Turismo, com ações e metas, alinhadas à Visão, Missão e Valores da iniciativa. Neste ano de 2024 inicia-se a fase de Aplicação, a partir de fevereiro, com a realização de Fóruns de Monitoramento dos Compromissos Regionais.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

Canal WhatsApp

Entre em nosso canal no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O AUTOR:

Comunicador e Jornalista formado pelo Centro Universitário do Maranhão.

DRT – 2083/MA

E-mail: sampaiowellyngton@gmail.com
Contato/ Whatsapp: (99) 98540-7358


Estamos no Instagram

Estamos no Facebook

Divulgue sua marca aqui

Publicidade

 

 

Publicidade