Líder quilombola é assassinado a tiros no Maranhão em meio a disputa fundiária

O líder quilombola José Alberto Moreno Mendes foi assassinado a tiros na última sexta-feira (27) no quilombo Jaibara dos Rodrigues, Território Monge Belo, em Itapecuru-Mirim. O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania lamentou a morte de José Alberto, conhecido como Doka e informou ter entrado em contato com a a Secretaria de Justiça e Participação popular do Maranhão para apoiar as investigações do crime.

De 2020 para 2023, 10 quilombolas foram assassinados no Maranhão, segundo dados da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema).

“É fundamental neste momento que a assistência disponível seja concedida aos familiares de José Alberto, as investigações sejam conduzidas de forma célere e diligente, a fim de que os autores do crime sejam responsabilizados nos termos da lei, e que se avance na titulação do território quilombola de Monge Belo”, diz a nota do Ministério.

Doka era presidente da Associação de Moradores do Quilombo de Jaibara dos Rodrigues e integrava a Comissão do Território e do Conselho Quilombola da União das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Itapecuru.

A comunidade de Monge Belo aguarda a titulação do território, o que reforçaria a segurança frente aos conflitos fundiários da região.

Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos ressaltou o trabalho de Doka e ressaltou: “Sempre que um defensor de direitos humanos tomba e é silenciado, toda a sociedade brasileira perde a oportunidade valiosa de avançar no debate em torno da construção de soluções para as graves violações de direitos humanos que ainda afetam a maioria do nosso povo”.

Com informações do Metrópoles

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

Canal WhatsApp

Entre em nosso canal no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O AUTOR:

Comunicador e Jornalista formado pelo Centro Universitário do Maranhão.

DRT – 2083/MA

E-mail: sampaiowellyngton@gmail.com
Contato/ Whatsapp: (99) 98540-7358


Estamos no Instagram

Estamos no Facebook

Divulgue sua marca aqui

Publicidade

 

 

Publicidade