Inmet emite alerta de baixa umidade do ar e onda de calor para os próximos dias no Maranhão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) de baixa umidade relativa do ar para o Maranhão. O alerta teve início nessa segunda-feira (18) e é válido até às 22h de quinta-feira (21).

Além do Maranhão, outros 15 estados do país, além do Distrito Federal também estão em alerta para baixa umidade. De acordo com o comunicado, o índice deve variar entre 30% e 20% no estado.

Hallan Cerqueira, meteorologista do Núcleo de Geoprocessamento da Universidade Estadual do Maranhão (NUGEO/UEMA), explica que a forte onda de calor deve atingir, principalmente, o Extremo Sul do Maranhão, que é influenciado pelo Centro-Sul do Brasil. A área do Centro-Norte também está no período seco, que é comum para o período do ano, mas está fora da área de alerta amarelo por ser influenciado pelo Oceano Atlântico.

“Para os próximos dias, há a previsão de que haja uma forte onda de calor, principalmente no Centro-Sul do Maranhão. Essa onda de calor está associada a uma condição de barreira meteorológica no extremo Sul do país, que impede o avanço de frente fria e a amenização do calor”, disse Hallan.

A elevação dos termômetros também tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.

Instruções:
– Beba bastante líquido.
– Evite desgaste físico nas horas mais secas.
– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

Canal WhatsApp

Entre em nosso canal no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O AUTOR:

Comunicador e Jornalista formado pelo Centro Universitário do Maranhão.

DRT – 2083/MA

E-mail: sampaiowellyngton@gmail.com
Contato/ Whatsapp: (99) 98540-7358


Estamos no Instagram

Estamos no Facebook

Divulgue sua marca aqui

Publicidade

 

 

Publicidade