Flávio Dino diz que não voltará à política se for indicado ao STF

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse em entrevista ao jornal “O Globo” publicada neste sábado (30) que “jamais” voltaria à política caso seja escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Dino é apontado como favorito para assumir o lugar de Rosa Weber, que se aposenta na semana que vem, e opositores veem na eventual indicação uma estratégia para ganhar visibilidade e disputar futuramente a Presidência da República.

“Se um dia, talvez, eu fosse para o Supremo e pensasse em retornar à política, haveria uma premissa de que eu usaria a toga para ganhar popularidade. Isso eu não farei, ou faria. Jamais. Seria uma decisão definitiva. Ou será, sei lá”, afirmou.

Ao jornal, o ministro tratou o surgimento de seu nome na bolsa de apostas para o cargo como “inerente” à sua atual função e disse que aceitar um possível convite seria “quase um dever funcional”.

Se o presidente da República convida, é muito difícil dizer não. Vou estar desdenhando do STF, é descabido. Mas ele [Lula] nunca falou comigo sobre o Supremo, sequer insinuou.”

O favoritismo de Dino para ocupar uma vaga no STF tem incomodado não apenas políticos de oposição, mas também aliados do presidente Lula e juristas. Apesar disso, na quinta-feira (28), o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto disse que a bancada do partido poderá votar favoravelmente à indicação do ministro.

Além dele, estão no páreo o atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, que conta com apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

Canal WhatsApp

Entre em nosso canal no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O AUTOR:

Comunicador e Jornalista formado pelo Centro Universitário do Maranhão.

DRT – 2083/MA

E-mail: sampaiowellyngton@gmail.com
Contato/ Whatsapp: (99) 98540-7358


Estamos no Instagram

Estamos no Facebook

Divulgue sua marca aqui

Publicidade

 

 

Publicidade